Artigos

Simon Sinek
e a liderança
inspiradora

Na empresa, em casa, na família, a liderança passa muito longe do simples ato de mandar nos outros. É uma inspiração para as pessoas que estão sob o seu comando. Para isso, a leitura de Simon Sinek é fundamental.

Simon é autor de cinco best-sellers: Start With Why: How Great Leaders Inspire Everyone to Take Action (2009); Leaders Eat Last: Why Some Teams Pull Together and Others Don’t (2014); Together Is Better: A Little Book of Inspiration (2016); Find Your Why: A Practical Guide for Discovering Purpose for You and Your Team (2017) e The Infinite Game (2018).

Além da força editorial e das suas palestras, Simon também é um fenômeno digital. Ele propagou o conceito de “Why”, em sua primeira apresentação no TED Talk em 2009. Essa palestra se tornou a terceira mais assistida do TED, com 40 milhões de visualizações e legendas em 47 idiomas. Além disso, quebrou recordes na internet. No YouTube, chegou a ser o quinto termo mais procurado em 2017. Afinal, ninguém chega, por acaso, a 200 milhões de visualizações em um mês.

Em seu modelo de liderança inspiradora, Simon afirma: “Os líderes têm uma posição de poder ou autoridade. Mas aqueles que lideram nos inspiram. Sejam eles indivíduos ou organizações, nós seguimos aqueles que lideram, não porque temos de seguir, mas porque queremos seguir. E esses que começam com ‘por que’ possuem a habilidade de inspirar aqueles a sua volta ou encontrar aqueles que os inspiram.”

Simon é conhecido como um grande otimista e um pensador visionário. Isto porque acredita em um futuro brilhante para pessoas e organizações. É Simon quem ensina líderes para justamente inspirar pessoas. Os seus objetivos são arrojados. Ele pretende que as pessoas se sintam inspiradas, seguras e realizadas.

Ele resumiu algumas histórias de sucesso em algo que ele chama de Círculo Dourado: Por que?; Como? e O quê?. “Isto ilustra por que alguns líderes e organizações são capazes de inspirar e outros não.” Segundo ele, boa parte das companhias sabem como fazem e o que fazem. Porém, poucas têm claro o porquê.

O lucro é o resultado. Não é disso que se trata. O porquê é o propósito. Qual o motivo de você fazer o que faz? Quais valores defende? Líderes e organizações somente terão o sucesso que esperam se o seus liderados entenderem a razão de fazer o que fazem. Todos têm de comprar a sua causa, a sua crença. Acreditem. A longo prazo, isso é mais valioso que salário. Define o rumo de uma vida.

«   Voltar