Artigos

Nossa
casa

As análises de conjuntura econômica são importantes. O mesmo vale para exemplos de inovação mundo afora. Quero utilizar, no entanto, este espaço para exaltar boas práticas corporativos na minha casa, a Riachuelo. Vou utilizar como base a apresentação Mauro Mariz, do Diretor Executivo de Gente e Gestão da Riachuelo, no evento RH 2030 do Experience Club.

Estamos falando da Liderança Consciente. É o nosso método de administração do capital humano. Não é brincadeira manter 40 mil colaboradores olhando para o mesmo objetivo. Isto vale para as lojas (de rua e de shopping), a logística, a financeira e as oficinas de costura. Todos com o mesmo propósito: promover a inclusão por meio da moda.

Em resumo, aqui estão quatro pontos fundamentais do que acreditamos ser a Liderança Consciente: 1 – Simplicidade Inerente (ualquer sistema complexo será governado sempre por poucas regras); 2 – Dilemas (Qualquer dilema pode ser resolvido se desafiarmos suas premissas básicas através do processo de pensamento científico); 3 – Harmonia (Culpar o outro não traz soluções efetivas; as pessoas são sempre boas, por isso é sempre possível encontrar uma solução ganha/ganha) e 4 – Potencial Inerente (Não acredite que você já sabe tudo, qualquer situação pode ser melhorada substancialmente).

Esses pilares são fruto de estudos do físico israelense Eliyahu M. Goldratt. Encontramos as suas ideias na Teoria das Restrições (TOC, do inglês Theory of Constraints). Esses conceitos são fundamentais na gestão de conflitos no mundo corporativo. Dois livros abordam o tema: “A Meta” (1984) e “A Escolha (2014)”. Aliás, é importante lembrar que destaquei Goldratt como um dos pensadores (e figuras) mais influentes na minha formação. Confira aqui: http://www.flaviorocha.com.br/5-fontes-de-inspiracao/

Os novos tempos exigem menos hierarquia, mais empatia. Menos burocracia e melhores processos. Essa adaptação aos movimentos dos tempos não teme a tecnologia. Convive com ela e faz dela uma aliada. Por isso, sem falsa modéstia, podemos dizer que nossa casa está em ordem. Faça o mesmo na sua.

#Liderança #LiderançaConsciente #Riachuelo #Gestão #Administração #Pessoal #TeoriadasRestrições #Goldratt

«   Voltar